Lisboa TOP 10

Escolher 10 pontos essenciais em Lisboa é uma tarefa difícil, porque uma cidade tão rica de história e em contrastes tem muito para oferecer. Mas cruzando alguns dos monumentos históricos da capital de Portugal, com algumas sugestões mais modernas e sofisticadas, escolhemos o melhor que esta cidade tem para oferecer a quem a visita!

Castelo de São Jorge - Castelejo1. O Castelo de São Jorge está edificado a 111 metros de altura e foi conquistado pelo primeiro rei de Portugal, em 1147, permitindo uma fantástica vista que se estende das colinas de Lisboa até ao rio Tejo.

2. No largo de São Miguel, o restaurante Santo António de Alfama oferece alguns pratos inesperados como beringelas panadas com molho de iogurte e coxa de pato com salada de laranja e azeitonas. É também uma oportunidade para visitar o castiço bairro de Alfama.

Portas do Sol3. No miradouro das Portas do Sol, uma esplanada, bar e restaurante com o mesmo nome permite saborear uma bebida refrescante enquanto descansa o corpo e repousa a vista sobre os barcos que atravessam o Tejo. Um spot muito recomendável!

4. Mais para oriente, o Oceanário de Lisboa é uma das grandes atrações modernas da cidade, povoado por centenas de espécies e aves marítimas, que vivem num imenso aquário central e em réplicas perfeitas dos seus habitats naturais.

5. De volta ao centro da cidade, é obrigatória uma passagem na Ginginha Rubi, que se especializou em servir um licor produzido à base de cerejas. Aqui, encontra um ambiente tipicamente lisboeta.

Elevador da Bica6. O elevador da Bica é outro momento clássico de um passeio por Lisboa, atravessando um dos bairros populares mais típicos da cidade, cheio de vida própria e personagens locais.

7. Na Basilica da Estrela, já na parte mais ocidental da cidade e cuja edificação foi iniciada em 1779, pode admirar um presépio com mais de 500 figuras. Uma visita à Lisboa em estilo barroco.

 

Portal Sul do Mosteiro dos Jerónimos8. Em Belém, está o Mosteiro dos Jerónimos, um dos monumentos mais majestáticos da cidade e classificado como Património Mundial pela UNESCO, em 1983. Este mosteiro foi mandado construir pelo rei D. Manuel I, em 1502, para panteão da sua família. Mas aqui estão também sepultados portugueses famosos como Vasco da Gama, que descobriu o caminho maritimo para a Índia e Luís de Camões, o mais famoso poeta português.

9. Já na margem sul do Tejo, no topo do Santuário do Cristo-Rei pode apreciar uma vista singular sobre todo o estuário do rio. Monumento cénico datado de 1949, foi inspirado pela estátua do Cristo Redentor, que está no morro do Corcovado, Rio de Janeiro.

Tritão - Palácio da Pena10. E, finalmente, em Sintra encontra o Palácio da Pena, inspirado pelos castelos românticos da Baviera. Mandado construir em 1843, este palácio é uma mistura de estilos artísticos, que se fundem harmoniosamente no ambiente telúrico e misterioso da serra de Sintra. Este palácio foi edificado pelo rei-consorte D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, marido da rainha D. Maria II. Envolvendo-o está o Parque da Pena, que ocupa mais de 200 hectares repletos de jardins, lagos, pontes, grutas, estufas e casas.