Capela do Paço da Bemposta

Morada:
Largo do Paço da Rainha
1169-108 Lisboa
Contacto:
213 869 919
Website:
Horário:

Eventos Religiosos
Transportes:
Metro / Comboio
METRO: Intendente
Autocarro
CARRIS: 30

Capela do Paço da BempostaLocalizada na Freguesia da Pena, a Capela do Paço da Bemposta foi edificada no século XVIII, no Paço da Rainha, onde habitava D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV e viúva do rei Carlos II de Inglaterra. D. Catarina dedicou a Capela a Nossa Senhora da Conceição e, após a sua morte, tornou-se propriedade da Casa do Infantado, sofrendo algumas intervenções. Foi destruída com o terramoto de 1755, sendo reconstruída de raiz pelo arquitecto barroco Manuel Caetano de Sousa.

Hoje é propriedade do Exército e encontra-se nas instalações da Academia Militar do Campo Mártires da Pátria (Campo Santana). Em 2002 foi classificada como Monumento Nacional.

Exterior e interior ímpares

Interior da Capela

Para além da fachada, a escadaria exterior, da entrada, é a imagem de marca da Capela do Paço da Bemposta, assim como as estátuas de mármore de Santa Isabel e São João Baptista, da autoria de José de Almeida e Barros Laborão.

O interior tem um recheio artístico luxuoso com pinturas de Pedro Alexandrino, na abóbada da nave e no tecto da capela-mor, órgão e pavimento em mosaico policromático. Tem predominância do estilo barroco e rococó e manifestação do neoclássico.

A zona da cidade onde se situa é de grande interesse. O Jardim do Torel fica bem próximo e é irresistível, bem como o Miradouro do Torel, que oferece uma vista única da cidade das 7 Colinas.