Museu da Farmácia

Morada:
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Contacto:
213 400 688
Preço:
?
Horário:
10h00 - 18h00
Transportes:
Metro / Comboio
Chiado
Autocarro
100 e 58 (Pç. Luís Camões); Eléctrico 28; Elevador da Bica

O Museu da Farmácia foi inaugurado em 1996, no característico bairro de Santa Catarina, mesmo em frente ao miradouro.

Museu da FarmáciaÉ o resultado da vontade da Associação Nacional de Farmácias (ANF) em ter um Museu que representasse a sua área profissional e, sobretudo, é o resultado da generosa doação da colecção particular do Dr. Salgueiro Basso, que lançou um profícuo movimento de doação de peças ao futuro museu.

Os cerca de 5000 anos de história do homem na procura de mais Saúde são aqui representados por inúmeros objectos apresentados cronologicamente, desde peças arqueológicas da Antiguidade Clássica, passando pela Idade Média e Renascimento, pelos séculos XVIII e XIX, até aos nossos dias (inclui uma farmácia portátil levada a bordo do Space Shuttle Endeavour numa missão da NASA).

Museu da FarmáciaEste espólio é acompanhado pela história relativa à prática de farmácia nos diferentes lugares do mundo (Egipto, Mesopotâmia, Grécia, Roma, Arábia, América Central, China, Macau, Japão, entre outros), sendo, numa ala, reconstruídos cenários em tamanho real de diferentes estabelecimentos farmacêuticos, onde destacamos a farmácia de Macau.

O Museu da Farmácia foi considerado Melhor Museu Português nos anos de 96/97/98 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Possui restaurante e loja.

Horário: De 2ª Feira a 6ª Feira das 10h00 às 18h00. Últimos Domingos de cada mês das 14h00 às 18h00. Encerra Sábados, Domingos e Feriados.