Museu Militar

Morada:
Largo do Museu de Artilharia
1100-468 Lisboa
Contacto:
218 842 569
Website:
Preço:
3,00€ (Ver descontos)
Horário:
10h00 - 17h00
Transportes:
Metro / Comboio
METRO: Santa Apolónia
Autocarro
CARRIS: 9, 12, 25, 28, 35, 39, 46, 104, 105, 107

O local onde se encontra hoje o Museu Militar é, desde o reinado de D. Manuel I, destinado ao armazenamento do material de guerra e às oficinas para a fabricação de pólvora e fundição de artilharia.

Museu MilitarPor ordem de D. João V iniciou-se a construção do actual edifício, sendo o francês, Fernando de Larre, o arquitecto escolhido. Parcialmente destruído com o terramoto de 1755, o edifício é reconstruído pouco de depois por ordem do Marquês de Pombal, passando então a denominar-se por Real Arsenal do Exército.

É natural que este desse origem a um museu militar (1842), pois sempre continuara a funcionar como depósito de peças de artilharia, espingardas e outras armas de fogo e brancas, armaduras antigas, bandeiras estrangeiras, troféus de vitórias de portugueses e bustos de personagens heróicas.

Erigiu-se entretanto um imponente portal, ladeado por colunas de capiteis coríntios e encimado por um frontão com um grupo escultórico alegórico da autoria do escultor, Teixeira Lopes.

Museu MilitarO Museu conta hoje com 33 salas, que apresentam cronologicamente a evolução do armamento e engenho militar, e que são embelezadas com pinturas, esculturas e azulejaria, dos séculos XVIII ao XX, de motivos bélicos.

No chamado “Pátio dos Canhões” com notáveis azulejos representando diversas batalhas, pode-se ainda encontrar uma Loja e uma Cafetaria.

Horário: De Terça-feira a Domingo das 10h00 às 17h00.
Encerra Segunda-feira e Feriados.