Oceanário de Lisboa

Morada:
Esplanada D. Carlos I
1990-005 Lisboa
Contacto:
218 917 002
16€
Horário: 10h00-19h00
Transportes:
Metro / Comboio
METRO: Oriente
Autocarro
CARRIS: 400, 728

Mascote Vasco do Oceanário de LisboaO Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo, foi inaugurado para a Exposição Mundial de 1998. Esta atração integra dois edifícios, ligados por um enorme átrio decorado com um painel de 55 mil azulejos. O edifício original dos Oceanos está instalado num cais rodeado de água e o novo edifício do Mar foi inaugurado em 2011. A mascote do Oceanário é um boneco azul chamado Vasco, numa referência ao navegador Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia. Dois enormes Vascos saúdam os visitantes, um colocado no pátio em frente da ligação entre os dois edifícios e um outro imerso na baía que circunda o edifício dos Oceanos. A Casa do Vasco (no edifício dos Oceanos) é um espaço lúdico com o objectivo de sensibilizar as crianças para a utilização responsável dos recursos marinhos.

A magia dos cinco habitats

OceanárioO centro do Oceanário, no edifício dos Oceanos, é um enorme aquário de sete metros de altura e 30 centímetros de espessura onde vivem espécies como mantas, tubarões, atuns e o plácido peixe-lua, o maior peixe ósseo do mundo (com um peso de 1.000 quilos). À sua volta existem espaços que recriam quatro habitats diferentes. No habitat do Atlântico Norte, que simula uma gruta natural dos Açores, proliferam estrelas-do-mar e papagaios-do-mar. Os pinguins e as andorinhas do mar encontram-se no habitat do Antártico. No Pacífico, oceano baptizado pelo navegador português Fernão de Magalhães, pode ver anémonas, gaivotas e as divertidas lontras marinhas. Finalmente, no Índico Tropical, o ambiente húmido e peixes de cores vibrantes transportam para o outro lado do Mundo. O edifício do Mar, um outro aquário que permite aos visitantes usufruir de impressionantes ângulos de visão através de 45 janelas colocadas ao longo de todo o espaço, destina-se a exposições temporárias.

OceanárioCom um milhão de visitantes anuais, o Oceanário de Lisboa é a atração mais popular em Lisboa. A sua arquitetura singular, as espécies marítimas que nadam sozinhas ou em cardume pelo imenso aquário central, as aves marinhas que voam dentro dos seus habitats, a enorme variedade de espécies animais e vegetais, tudo é motivo para uma visita prolongada e inesquecível.

Informações úteis

Existem bilhetes combinados para os dois espaços ou apenas para cada um deles. Na versão combinada, os adultos pagam 16 euros e crianças com mais de três anos e seniores pagam 11 euros. Crianças até aos três anos estão isentas e se optar por visitar apenas um dos dois espaços, conseguirá preços mais reduzidos. Se comprar os bilhetes online, obtém um desconto de 10%. No verão, o Oceanário abre das 10h00 às 20h00, mas no inverno fecha às 19h00 (última entrada sempre uma hora antes do fecho). Nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro, a abertura é mais tarde, respetivamente às 12h00 e às 13h00. Prepare-se para demorar mais tempo do que planeia!