Os sabores de Lisboa

Casa de FadoA forma mais tradicional de encontrar uma boa refeição em Lisboa é procurar um Restaurante onde a qualidade e o ambiente sejam proporcionais ao preço. Também pode optar por uma Tasca, onde encontra petiscos mais típicos ou mesmo Churrasqueiras ou Marisqueiras onde são servidas carnes grelhadas ou mariscos variados. Nas Cervejarias, é possível provar uma cerveja portuguesa, ao mesmo tempo que se trinca um bife ou um prato de marisco. Há ainda as Casas de Fado, onde por um preço um pouco mais elevado se pode jantar ao mesmo tempo que se assiste a um espectáculo da tradicional música lisboeta. Nos últimos anos, abriram numerosos restaurantes mais requintados e trendy, bem como um assinalável número de brasileiros, italianos, indianos, japoneses e mesmo mexicanos e turcos. Pode pesquisar a nossa lista de Restaurantes pelo tipo de gastronomia ou intervalo de preços que cada um oferece. Descobrirá desde os mais históricos, sofisticados e caros, até verdadeiras tascas, onde encontrará comida local e a preços mais económicos.

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás

A gastronomia lisboeta reflecte a proximidade da cidade ao mar. Entre as suas especialidades está a sardinha assada, acompanhada por uma salada de pimentos assados, prato obrigatório nas festas de Santo António, em Junho. O bacalhau assume as formas de pastéis, pataniscas ou pratos mais elaborados como assado na brasa ou à Brás. Peixes como douradas e robalos, polvo e lulas grelhados ou assados também abundam. Destaque para os vegetarianos peixinhos da horta, de feijão verde e não de peixe como o nome parece indicar. Nas carnes, a sugestão é cozido à portuguesa (um sortido de carnes cozido com vegetais) ou ainda febras assadasbitoque (um bife com batatas fritas, arroz, um ovo estrelado e salada) e frango no churrasco. Por um preço superior, encontram-se os mariscos, preparados em açorda (um prato feito a partir de pão, alho, sal e azeite) ou cozidos ou grelhados.

BicaQuanto a sopas, o caldo verde e a canja de galinha são as mais populares. Na doçaria, assinalam-se os pastéis de Belém, vendidos exclusivamente num estabelecimento fundado em 1837 e confeccionados através de uma receita que é guardada em segredo desde então.  Em Sintra, as especialidades são as queijadas e os travesseiros. Na generalidade dos restaurantes de Lisboa, encontram-se os populares arroz doce, leite creme, pudin flan e pudim molotof. As cartas de vinhos oferecem uma grande variedade, uma vez que todo o País é produtor de tintos, brancos e verdes. Também pode pedir o vinho da casa, servido geralmente em jarras típicas. Para finalizar as refeições, não há tradição mais lisboeta do que um café expresso, conhecido como bica. Pode tomar-se também numa versão ligeira, o carioca de café, ou numa versão mais intensa, a italiana. Para quem prefere o toque de leite numa chávena de café, o café pingado, a meia de leite e o galão são opções de diferentes quantidades, do mais pequeno para o maior.

CouvertMuitos restaurantes oferecem um menu do dia, que inclui um prato, uma bebida e um café, por um preço mais económico. Há estabelecimentos que oferecem um menu turístico, especialmente nas zonas mais turísticas, que funciona de forma similar. Outra alternativa económica, disponível em alguns restaurantes mais tradicionais, são as meias doses. Pode sempre perguntar no local se essa opção está disponível. No início da refeição é geralmente disponibilizado um couvert composto com pão, manteiga, azeitonas, queijos ou outras especialidades. Aquilo que não for consumido, não deve ser cobrado na conta. É comum (mas não obrigatório) acrescentar um gorjeta de 5 a 10% ao valor total das refeições. Embora o serviço esteja incluindo nos restaurantes portugueses, é considerado que a qualidade do atendimento seja premiada desta forma. Nem todos os restaurantes aceitam cartões de crédito, embora quase todos aceitem cartões de débito (Multibanco).

Em Lisboa, os almoços decorrem entre as 12h30 e as 15h00, horas em que restaurantes estão cheios. Os jantares começam pelas 19h00 e podem prolongar-se até um pouco depois das 22h30. É boa ideia reservar mesa nos restaurantes mais sofisticados, ou mesmo nos mais populares, especialmente nos meses do Verão. Encontra o número de telefone de cada Restaurante ao lado de cada uma das suas descrições. Com o botão “Reserve Já” pode-o fazer pela Internet. Fumar no interior dos restaurantes é proibido desde 2008, mas existem algumas excepções. Alguns restaurantes permitem que se fume à vontade, ou no todo ou em parte das suas instalações. No texto descritivo de cada Restaurante, indicamos quando é permitido fumar.

Artigos relacionados: